• PARASITOLÓGICO DE FEZES

Sinonímia: Protoparasitológico, pesquisa de helmintos e protozoários nas fezes.

Material: Fezes. Peso mínimo: 20 g - frasco simples. Até o nível marcado quando em frasco com conservador.

Colheita, conservação: Fezes recém emitidas devem ser enviadas ao laboratório em 2 frascos: um seco e outro com conservante. As amostras não devem ser contaminadas com urina e nem coletadas do vaso sanitário.

Preparo do paciente: Se o paciente não estiver com fezes líquidas ou pastosas, orienta para colher com laxante não oleoso. Não usar os seguintes medicamentos: antiácidos, antidiarreicos, anti-helmínticos, bário, bismuto, magnésio e CaCO3.

Método: Ritchie modificado, Hoffman, Faust, Kato, Baerman, Coloração pela Tionina. O exame direto será feito se o material apresentar muco, pus ou sangue.

Interferentes: Urina, água (do vaso sanitário), medicamentos.

Valores normais: Negativo.

Interpretação: O exame é útil no diagnóstico das parasitoses intestinais e tem como objetivo o encontro de trofozoitas ou cistos de protozoários e ovos ou larvas de helmintos, lembrando-se que os ovos de Taenia e Enterobius raramente aparecem nas fezes.

Exames relacionados: Coprocultura, pesquisa de rotavírus, anal swab.