• CITOLÓGICO DE URINA

Sinonímia: Urocitológico, Papanicota ou de urina, pesquisa de células neoplásicas, Não confundir com urocitograma.

Material: Urina recém-emitida, Volume mínimo: 30 mL em frasco fornecido pelo Laboratório.

Colheita, conservação: Deve-se de preferência não colher a primeira urina da manhã. Colher uma amostre' de urina após 4 horas de movimentação habitual do paciente, preferencialmente incluindo deambulação, só: possível!.

Preparo do paciente: Paciente deverá estar sem urinar há pelo menos 2 horas.

Método: Estudo Citológico após coloração.

Interferentes: Cristafúria importante dificulta a realização de esfregaços adequados. Infecção urinária dificulta a pesquisa de células neoplásicas.

Valores normais: Ausência de células neoplásicas.

Intsrpretação: Exame útil no diagnóstico de processos inflamatórios e neoplásicos das vias urinárias. Em casos de nefropatias túbulo-intersticiais alérgicas pode-se observar eosinofilúria. Neste último caso dispensa-se a deambulação, mas a urina não deve ter permanecido por muitas horas na bexiga.

Exames relacionados: Urina tipo I, cultura de urina.