Notícia

• Exame de Urina. Para que serve?

#Informe-se
    Para que serve?
    É o exame mais importante na avaliação das doenças do rim e do aparelho urinário. Dificilmente, alguma doença que acomete este sistema não apresenta alguma alteração no exame de urina. Ele é especialmente útil para detectar alterações renais em pessoas que não sabem serem portadoras de doenças renais.

Quando devo fazer?
    Ele deve ser realizado naquelas avaliações rotineiras de saúde (check-up) ou em pessoas que apresentam sinais ou sintomas de doença renal ou das vias urinárias como: inchume, aumento da pressão arterial, alterações da cor ou volume de urina, sensação de dor ou ardência ao urinar, aumento da freqüência urinária e presença de micção noturna frequente.

Que doenças podem ser diagnosticadas através dele?
    Infecções urinárias, inflamações do rim (glomerulonefrites), cálculos urinários, tumores no rim ou das vias urinárias, doença real crônica, alterações da próstata, diabetes, hepatites ou outras doenças do fígado (quando aparece bilirrubina na urina).