28/Fev/2020 13:25h
México confirma primeiro caso de Covid-19
28/Fev/2020 13:23h
Com o alerta do coronavírus, Diocese de Uberlândia altera ritos nas missas e celebrações como medida...
28/Fev/2020 13:11h
Os sinais que indicam nova alta da dengue no Brasil em 2020
28/Fev/2020 13:00h
Cientistas detectam a maior explosão no espaço depois do Big Bang
28/Fev/2020 11:15h
Exames em cachorro detectam baixos níveis de coronavírus, segundo governo de Hong Kong

Notícia

• Exame de Urina. Para que serve?

#Informe-se
    Para que serve?
    É o exame mais importante na avaliação das doenças do rim e do aparelho urinário. Dificilmente, alguma doença que acomete este sistema não apresenta alguma alteração no exame de urina. Ele é especialmente útil para detectar alterações renais em pessoas que não sabem serem portadoras de doenças renais.

Quando devo fazer?
    Ele deve ser realizado naquelas avaliações rotineiras de saúde (check-up) ou em pessoas que apresentam sinais ou sintomas de doença renal ou das vias urinárias como: inchume, aumento da pressão arterial, alterações da cor ou volume de urina, sensação de dor ou ardência ao urinar, aumento da freqüência urinária e presença de micção noturna frequente.

Que doenças podem ser diagnosticadas através dele?
    Infecções urinárias, inflamações do rim (glomerulonefrites), cálculos urinários, tumores no rim ou das vias urinárias, doença real crônica, alterações da próstata, diabetes, hepatites ou outras doenças do fígado (quando aparece bilirrubina na urina).