Ciência e Saúde

23/Set/2021 14:27h
Nos EUA, homem com doença rara recebe rim transplantado do próprio marido
23/Set/2021 09:01h
Oficinas de teatro e dança com idosos vão virar espetáculos
22/Set/2021 09:00h
Gente do campo: Johanna Döbereiner descobriu que plantas podem gerar seu próprio adubo interagindo ...
21/Set/2021 09:00h
Atendimento deve englobar pacientes com demência e seus cuidadores
19/Set/2021 19:35h
Por que as drogas psicodélicas estão mais perto do mercado convencional
Ver todas

Notícia

  • Cortisol: o hormônio do estresse que pode minar seus resultados

    Apesar do cortisol ser um problema para quem quer ganhar massa muscular, ele é um importante hormônio, que regula a reação inflamatória no corpo e a quantidade de glicose no sangue em períodos de estresse

    Todos sabemos que um corpo definido, cheio de músculos e pouca gordura, é resultado de uma disciplina alimentar e de um bom programa de exercícios. Mas saiba que o estresse, através do hormônio cortisol, pode por tudo isso a perder.

    Existem vários hormônios que controlam as atividades do nosso corpo.Temos a testosterona que, dentre várias funções, aumenta a síntese de proteínas no corpo, ajudando assim o ganho da massa muscular. Os hormônios da tireóide ajudam a controlar a velocidade do metabolismo, armazenando ou gastando energia. O hormônio do crescimento (hGH) contribui para manter o corpo saudável revitalizando o sistema imunológico e reparando o tecido muscular. Poderíamos citar aqui vários outros exemplos mas vamos ao hormônio que nos interessa nesse momento: o cortisol.

    O cortisol, que é liberado quando o corpo se encontra em situações de alto estresse físico e mental e alta temperatura, é o principal hormônio catabólico. Então é essencial que o cortisol liberado seja controlado para otimizar o ganho de massa muscular.

    Cortisol é tido como catabólico na medida que tem um efeito oposto ao da testosterona, insulina e hormônio do crescimento (hGH), pois ele decompõe (quebra) o tecido muscular e com isso faz os músculos ficarem menores.

    Não há muito o que fazer para restringir completamente a liberação de cortisol no organismo. Apesar do cortisol ser um problema para quem quer ganhar massa muscular, ele é um importante hormônio, que regula a reação inflamatória no corpo e a quantidade de glicose no sangue em períodos de estresse.

    Na verdade, o grande problema para quem quer ganhar massa muscular é o excesso de cortisol. Conheça os perigos desse excesso:

    - Redução da atividade do hGH (hormônio do crescimento) e da testosterona no organismo;
    - Perda de músculos e acúmulo de gordura na barriga;
    - Perda de memória e dificuldades de aprendizagem;
    - Osteoporose.

    Já que não podemos cessar por completo a fabricação deste hormônio, seguem dicas para tentar reduzir um pouco as doses dele no sangue:

    1- Pratique exercícios (aeróbicos e com pesos): isso pode parecer estranho, mas exercícios feitos de forma correta, apesar de aumentar o estresse, vão neutralizar os efeitos do cortisol a longo prazo. O importante é evitar o overtraining (excesso de treinamento), e fazer exercícios de forma otimizada. Se sua série está muito grande, malhe diferentes grupos musculares em dias alternados. Você vai ver inclusive que sua motivação vai ser muito maior.

    2- A alimentação é muito importante em todas as horas do dia para quem quer ganhar massa muscular. Mas para controlar a liberação de cortisol, comer logo após acordar e logo depois dos exercícios são as melhores horas. Tanto carboidratos como proteínas são importantes nessas horas.

    3- Controle o estresse: já que o cortisol é liberado em resposta a situações estressantes, seja física ou emocional, é muito importante tentar se controlar nessas situações.

    4- Sono: durante o sono profundo o cortisol está no seu nível mais baixo, e o hGH (hormônio do crescimento) está no seu nível mais alto. Então procure dormir bem a cada noite.

    5- Reduza o consumo de cafeína: devido ao efeito estimulante da cafeína, 2 ou 3 copos de café por dia já são suficientes para aumentar os níveis de cortisol.

    Roque Luz é comentarista da Rádio CBN e escreve no Vida Saudável
    Fonte: Gazeta Online - Globo.com