28/Fev/2020 14:09h
Homem de SP infectado por coronavírus continua em isolamento domiciliar e passa bem
28/Fev/2020 13:25h
México confirma primeiro caso de Covid-19
28/Fev/2020 13:23h
Com o alerta do coronavírus, Diocese de Uberlândia altera ritos nas missas e celebrações como medida...
28/Fev/2020 13:11h
Os sinais que indicam nova alta da dengue no Brasil em 2020
28/Fev/2020 13:00h
Cientistas detectam a maior explosão no espaço depois do Big Bang

Notícia

• Os problemas mais comuns no sistema urinário

Conheça as causas, os sintomas, o tratamento e a prevenção de doenças típicas dos rins e da bexiga

Pedra no rim

O QUE É

Formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias por causa do acúmulo de cristais de sais na urina, como cálcio, fosfatos, oxalatos.

CAUSAS

Infecções urinárias, volume insuficiente de urina, distúrbios relacionados à eliminação de sais e vitamina D em excesso.

SINTOMAS

Dor intensa, com irritação e obstrução do canal urinário. Pode haver ainda palpitações, náuseas e vômitos.

TRATAMENTO

Contra a dor, analgésicos. Cálculos menores que 5 mm são eliminados sozinhos. Os maiores são bombardeados com ultra-som. Daí, às vezes, é preciso intervir para retirar fragmentos.

PREVENÇÃO

Pessoas propensas devem evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em oxalatos, como café, chocolate, refrigerante à base de cola, entre outros.

Nefrite aguda

O QUE É

Inflamação dos tecidos dos rins causada por agentes infecciosos os mesmos que provocam amigdalite e sinusite, por exemplo.

CAUSAS

Pessoas predispostas geralmente têm o problema depois de uma infecção de garganta ou de pele.

SINTOMAS

O mais comum deles é a coloração diferente da urina, que fi ca bem mais escura.

TRATAMENTO

Além de antibióticos, usados em certos casos, são prescritos diuréticos para controlar a retenção de líquidos e assim reduzir a pressão arterial.

PREVENÇÃO

Não há um caminho específico ou 100% seguro. Vale manter a pele limpa e tomar todas as medidas para evitar outras infecções, como a de garganta.

Nefrite crônica

O QUE É

Lesões permanentes nos rins, que atrapalham seu funcionamento

CAUSAS

Infecções que não foram tratadas direito ou até mesmo o abuso de certos medicamentos.

SINTOMAS

Sangue na urina, pressão alta, inchaço nas pernas, perda de apetite.

TRATAMENTO

Dieta com restrição de proteínas, sal e potássio não cura, mas ajuda a não sobrecarregar ainda mais os rins.

PREVENÇÃO

Evitar remédios sem prescrição e fazer exames rotineiros para avaliar a saúde renal, impedindo que o mal avance.

Cisto renal simples

O QUE É

Pequenas bolhas cheias de líquido nos néfrons, as unidades filtrantes.

CAUSAS

Doença renal crônica, aumento da pressão arterial nos rins e da concentração de sais nos líquidos que banham os néfrons.

SINTOMAS

Não apresenta sinais, mas algumas pessoas podem ter dor se os cistos crescerem e comprimirem outros órgãos.

TRATAMENTO

Não há nada específico. Apenas é necessário acompanhamento médico periódico para evitar complicações, como cálculos e infecções.

PREVENÇÃO

Como os cistos estão diretamente ligados ao aumento da pressão, é preciso mantê-la sob controle.

Infecção urinária

O QUE É

Qualquer infecção no canal da urina.

CAUSAS

A presença de microorganismos, como bactérias, fungos e vírus no interior da uretra.

SINTOMAS

Dor ao urinar, febre, sangue no xixi e vontade freqüente e intensa de ir ao banheiro.

TRATAMENTO

Além de pedir que a pessoa tome mais líquido, o médico pode prescrever antibiótico, se a causa for uma bactéria.

PREVENÇÃO

Urinar antes de dormir e após as relações sexuais, e também evitar longos banhos de imersão, já que o contato com o meio líquido favorece a contaminação.

Mulheres e a cistite

As mulheres são mais vulneráveis à cistite, a infecção do trato urinário por razões anatômicas. Nelas, a uretra é bem mais curta do que nos homens, o que facilita o acesso de microorganismos. O tratamento deve ser rápido, evitando que a infecção avance até a área nobre dos rins.

Se você não bebeu água o suficiente em um dia, seus rins bloquearão o desejo de urinar. Tudo para evitar que seu corpo fique desidratado. Lindo. Mas isso tem um preço: o serviço de filtragem deixa de ser perfeito.

Por falar em beber água, não leve tão a sério a clássica recomendação dos 2 litros por dia, a menos que você tenha cálculo renal. Caso contrário, dê seus goles quando bater a vontade. A dica, porém, pode não valer para idosos, porque neles, por razões fisiológicas, a sede nem sempre dá as caras. Para evitar desidratação e manter os rins em ordem, eles devem se habituar a tomar água de vez em quando, com ou sem sede.

Fonte: Revista Saúde.