Ciência e Saúde

12/Jul/2023 10:09h
MC Marcinho usa terapia conhecida como ECMO, espécie de pulmão artificial; entenda como funciona
11/Jul/2023 09:01h
Cuidar bem dos dentes é bom para o cérebro
09/Jul/2023 09:01h
Cuidado para não sabotar o seu futuro eu
06/Jul/2023 09:01h
Por que nossos órgãos envelhecem de forma diferente
05/Jul/2023 10:33h
Obesidade, ansiedade e inflamações: entenda como suplemento de óleo de coco pode se tornar 'vilão' n...
Ver todas

Notícia

  • A farmácia da sua casa

    Você sabe a diferença entre remédio de marca, genérico e similar?
    As explicações estão todas aqui. Além de acabar de vez com suas dúvidas, SAÚDE! ensina você a identificar cada um deles na farmácia e orienta sobre consumo seguro.

    por Anderson Moço

    Medicamento de marca (ou de referência)
    É um medicamento inovador, criado com base em alguma nova substância sintetizada em laboratório, o chamado princípio ativo. Esse tipo de droga tem sua patente válida por até 20 anos. Durante esse período, só pode ser fabricado pela empresa que o criou, como forma de ressarcir os gastos com pesquisas, desenvolvimento e propaganda do produto. Passado esse prazo, outros fabricantes estarão livres para copiar esses remédios e transformá-los em genéricos.

    Como identificar: O remédio traz um nome inventado (o nome "fantasia"), princípio ativo e indicação do laboratório que criou a fórmula.

    Genérico

    Esse medicamento tem o mesmo princípio ativo de um remédio de marca, cujo prazo de proteção da patente terminou. Ele também possui as mesmas substâncias e tempos de ação e absorção do organismo. Tampouco mudam a forma de apresentação (comprimidos, xarope, solução injetável entre outros) e as dosagens. É uma cópia 100% fiel do produto de marca. Eles não têm uma marca comercial. O que os identifica para venda é o nome do princípio ativo. Sua eficácia é comprovada por meio de testes que buscam demonstrar que o medicamento genérico pode substituir de forma segura e eficaz o remédio de referência. A principal vantagem é o preço - em média 40% mais baixo que o de marca. Isso porque trata-se de cópias de fórmulas já desenvolvidas, o que isenta os laboratórios de gastos com marketing, já que não há marca comercial a ser divulgada.

    Como identificar: Tarja amarela para identificação com uma letra maiúscula "G" escrita em azul-marinho, nome do laboratório, nome da substância ativa que identifica o medicamento e a inscrição "Medicamento genérico Lei 9.787 / 99".

    Similar

    Como o próprio nome sugere, o medicamento é similar ( ou seja, parecido), e não exatamente igual ao de marca. Ele possui os mesmos princípios ativos, via de administração, posologia e indicação terapêutica do remédio que lhe serviu como base. Entretanto, pode não ser compatível em aspectos como tamanho, apresentação, prazo de validade e embalagem. A velocidade de absorção do princípio ativo dos similares no organismo nem sempre é a mesma na comparação com o produto original. Por isso ele não é considerado um substituto perfeito ao remédio de marca. Antes de comprar um similar, consulte seu médico.

    Como identificar: Segue as mesmas regras dos medicamentos de marca - nome inventado (o nome "fantasia"), princípio ativo e indicação do laboratório que criou a fórmula.



    Fonte: Revista Saúde