• ELETROFORESE DE PROTEÍNAS SÉRICAS

Sinonímia: Proteinograma eletroforético.

Material: Soro. Volume mínimo: 1,0 mL.

Colheita, conservação: Se o exame não for realizado no mesmo dia, refrigerar o material.

Preparo do paciente: Jejum de 8 horas.

Método: Proteína total determinada pela reação do biureto. Fracionamento eletroforético em gel de agarose, com leitura densitométrica.

Interferentes: Hemólise e lipemia importante interferem.

Interpretação: O exame é útil na caracterização de disproteinemia, das quais as mais comuns s5o: hipoalbuminemia: encontrada em síndrome nefrótica, cirrose hepática, desnutrição, enteropatia com perda protéica, processos inflamatórios crônicos; hipogamaglobulinemia: primária ou secundária a síndrome nefrótica, mietoma múltiplo não secretor ou produtor de cadeias leves; hipergamaglobulinemia: policlonal, na cirrose hepática, infecções subagudas e crônicas, doenças auto-imunes, algumas doenças linfo proliferativas; monoclonal no mieloma múltiplo, na macroglobulinemia de Waldenstron e algumas outras doenças linfoproliferativas malignas.

Exames relacionados: Proteinúria, proteinúria de Bence Jones, provas funcionais hepáticas, mielograma.