• CLAMÍDIA (Isolamento)

Material: Raspado uretral, endocervical, conjuntival ou retal. Pus de bubão inguinal.

Colheita, conservação: Colher em meio para clamídia (2SP). A semeadura deve ser feita em 48horas. Manter o material refrigerado até a semeadura.

Preparo do paciente: Não usar antibióticos (Tetraciclina e Eritromicina) por pelo menos 20 dias, antes da colheita da amostra.

Método: Isolamento em cultura de células McCoy tratadas com iodo-desoxiuridina e demonstração de cor-púsculos intracelulares por imunofluorescência direta.

Valores normais: Teste negativo.

Interpretação: O teste é útil no diagnóstico das infecções por clamídia; duas espécies podem infectar o homem: Chlamydia psitracci: própria de pássaros, pode produzir pneumonia intersticial no homem. Chlamydia trachomatis: própria do homem, com vários tipos sorológicos: os do Grupo I produzem o tracoma; os do Grupo II produzem conjuntivite, uretrites, cervicites, salpingites e proctites e os do Grupo III são responsáveis pelo linfogranuloma venéreo.

Exames relacionados: Sorologia para clamídia, direto para clamídia, bacterioscópico e cultura de secreção uretral.