• PODER BACTERIClDA DO SORO

Sinonímia: Atividade bactericida do soro.

Material: Sangue total (10 ml) ou soro (5 ml). Amostra da bactéria a ser testada.

Colheita, conservação: Após a colheita o soro deve ser mantido a -20C até ser testado. 0 clínico deverá estipular o horário exato da colheita das amostras.

Colher o sangue em duas etapas:

1) 30 minutos antes da administração da(s) droga(s) = vale

2) 30 a 60 minutos após a administração da(s) droga(s) = pico
    Anotar o horário das coletas e o nome dos antibióticos.

Preparo do paciente: Estar em uso de medicação antibacteriana há pelo menos 72h.

Método: Verificação da inibição do crescimento bacteriano frente a diversas diluições do soro.

Interferentes: Colheita do soro sem assepsia.

Interpretação: Exame útil no acompanhamento da terapia antibiótica em infecções bacterianas graves, sobretudo nas endocardites, septicemias, osteomielites e meningites. 0 teste além de ser útil no acompanhamento terapêutico, permite a mudança da via de administração do(s) antibiótico(s) quando os resultados estão em títulos satisfatórios. Em geral, títulos acima de 1/8 serão indicadores de boa evolução clínica.

Exames relacionados: Antibiograma, antibiograma quantitativo, antagonismo e sinergismo bacteriano.