• HEMOCULTURA

Sinonímia: Cultura de sangue.

Material: Sangue total: 5 a 10ml; em qeral a amostra corresponde a 10% do volume do meio de cultura.

Colheita, conservação: Após a punção venosa ou raramente arterial, a amostra é adicionada aos frascos com meios específicos e incubada a 37ºC.

Preparo do paciente: Assepsia rigorosa do local da coleta.

Método: Cultura em meio líquido aeróbio e anaeróbio.

Interferentes: Uso de antibióticos

Valores normais: Negativa.

Interpretação: Exame útil no diagnóstico das infecções nas quais ocorrem bacteremias, como por exemplo nas endocardites, bacteremias originadas de focos urinários, respiratórios ou de feridas cirúrgicas, na presença decateteres infectados, na febre tifóide, leptospirose e brucelose, entre outras. Dependendo do caso, recomenda-se um mínimo de 3 amostras; o intervalo entre as amostras varia de acordo com a suspeita clínica, gravidade, e necessidade de antibioticoterapia imediata, podendo então variar de 15 minutos entre cada amostra, até várias horas ou dias.

Exames relacionados: Antibiograma hemograma, poder bactericida do soro.