03/Jul/2022 10:00h
Por que somos mais sujeitos a tonturas ao envelhecer
30/Jun/2022 09:01h
Por que a desigualdade é um fator de risco para o Alzheimer
28/Jun/2022 09:00h
A vida depois de uma doença grave
26/Jun/2022 09:01h
O mito do abismo entre as gerações
24/Jun/2022 04:00h
Harvard responderá processo sobre fotos de escravos feitas para pesquisa racista em 1850

• CULTURA PARA TRICHOMONAS

Sinonímia: Cultura de parasitas ou protozoários em secreção vaginal ou uretral.

Material: Secreção uretral, vaginal ou de colo de útero.

Colheita, conservação: Semear o material diretamente no meio de cultura, e preparar lâminas com o material obtido, ou semear a partir da salina colhida para pesquisa de tricomonas.

Preparo do paciente: Sexo masculino: o paciente deve estar há pelo menos 2horas sem urinar. Sexo feminino: a paciente não deve ter usado medicação ou ducha vaginal nas últimas 24 horas.

Método: Cultura em meio seletivo para tricomonas (Kupferberg, Roiron e/ou Diamond).

Interferentes: Medicação antiparasitária tópica ou sistêmica.

Valores normais: Negativo.

Interpretação: Exame útil no diagnóstico das infecções por Trichomonas vaginalis. Em alguns pacientes a pesquisa de tricomonas pode ser negativa; nestes casos, a cultura pode permitir o diagnóstico da infecção.

Exames relacionados: Pesquisa de tricomonas, bacterioscópico e cultura de secreção vaginal e uretral, cultura de Mycoplasma, pesquisa de Clamidia.