• CULTURA DE FUNGOS

Sinonímia: Micológico completo, cultura para dermatófitos, cultura para mon/lia, cultura para leveduras.

Material: Material especificado pelo clinico.

Colheita, conservação: O material é colhido diretamente das lesões. Quando secas, por escarificaç5o; quando úmidas o material é colhido com alca; pelos são arrancados com sua base e unhas cortadas e/ou escarnicadas. Secreções são transferidas para os meios de cultura. Em qualquer caso procede-se à pesquisa microscópica do material.

Preparo do paciente: Suspender medicação antifúngica tópica ou sistêmica, se possível, no mínimo 3 dias antes da colheita do material.

Método: Cultura nos meios de Sabouraud, Mycosel e Fava Neto.

Interferentes: Medicamentos, principalmente os de uso tópico.

Valores normais: Negativo.

Interpretação: O exame é útil no diagnóstico das infecções por fungos permitindo o isolamento e identificação de agentes tais como dermatófitos, Histoplasma capsulatum, Asperg/llus sp, Candida sp, Cryptococcus neoformans e outros causadores de micoses profundas.

Exames relacionados: Micotógico direto reações intradérmicas (levedurina, paracoccidioidina, tricofitina), sorologia para: blastomicose, paracoccidioidomicose, histoplasmose, candidíase, aspergitose.