• BK (Pesquisa em diversos materiais)

Sinonímia: Pesquisa de Bacilo de Koch pesquisa do bacilo da tuberculose, pesquisa de BK.

Material: Escarro. Volume mínimo 5 mL (sem saliva). Lavado gástrico Volume mínimo: 5 rnL. Lavado brônquico. Volume mínimo: 5 rnL. Urina - amostra recente: volume total de uma micção; de 24 horas: volume total. Outros materiais: volume disponível.

Colheita, conservação: Envia; o material em recipiente limpo, com tampa rosqueável. Manter sob refrigerarão, até no máximo 24 horas.

Preparo do paciente: Jejum de 8 horas para pesquisa no lavado gástrico.

Método: Tratamento pela N-acetil-Cisteína para homogeneização e enriquecimento. Colorações: Ziehl-Nietsen e Auramina-rodamina (fluorocromo).

Interferentes: Medicamentos tubercalostáticos.

Valores normais: Negativo.

Interpretação: O exame é útil no diagnóstico da tuberculose, sobretudo nas formas pulmonares, caso em que a pesquisa pode ser feita em escarro lavado brônquio ou lavado gástrico. No caso da pesquisa em urina, especial cuidado deve ser tomado ri;, intc;r pretac:ão dois resultado, pois há micobactérias não patogênicas que com alguma freqüência podem ser encontrada, não podendo ser diferenciadas das micobactérias patogênicas a não ser através de cultura e testes bioquímicos. Exame útil! também no diagnóstico de infecções por micobactérias ern outras localizações afetando serosas (peritonial, pleisraì)

Exames relacionados: PPD, VHS, cultura de' BK.