Fique sabendo
Ciência e Saúde
- 03/Jul/2022 10:00h
- Por que somos mais sujeitos a tonturas ao envelhecer
- 30/Jun/2022 09:01h
- Por que a desigualdade é um fator de risco para o Alzheimer
- 28/Jun/2022 09:00h
- A vida depois de uma doença grave
- 26/Jun/2022 09:01h
- O mito do abismo entre as gerações
- 24/Jun/2022 04:00h
- Harvard responderá processo sobre fotos de escravos feitas para pesquisa racista em 1850
Exames
-
ANTIBIOGRAMA
Descrição:
Sinonímia: Sensibilidade a antibióticos, teste de Kirby-Bauer, prova de sensibilidade, sensibilidade a antimicrobianos.
Material: Cultura positiva ou germe isolado.
Colheita, conservação: Se o material for enviado ao laboratório, a cepa isolada deverá ser liofilizada ou colocada em meio de transporte adequado, e conservada em temperatura ambiente.
Método: Método clássico: difusão de Kirby-Bauer. Método turbidimétrico: sistema automatizado MS-2, utilizado somente em alguns casos.
Valores normais: O resultado expressa se o germe é sensível (S), resistente (R) ou moderadamente sensível (M) ao antibiótico testado, de acordo com tabela internacional de referência. Tais critérios guardam relação com os níveis habitualmente atingíveis no plasma.
Interpretação: O teste é útil no tratamento das infecções bacterianas, onde o Antibiograma pode orientar quais os antibióticos a que o germe é sensível ou resistente. Valores intermediários (por exemplo: moderadamente sensível) podem eventualmente ser relatados, quando isso se revestir de importância. No Laboratório Maurilio de Almeida o teste é feito quando solicitado, e não automaticamente. Não é feito se a bactéria é considerada não patogênica (ex. estafilococo coagulasse negativo em materiais como secreção uretral, ou bacilos difteróides em secreção vaginal).
Exames relacionados: Cultura de diversos materiais, poder bactericida do soro, Antibiograma quantitativo (MIC).