• MONONUCLEOSE

Sinonímia: Sorologia para mononucleose, reações de Paul-Bunnell-Davidsohn, Hoff-Bauer, sorologia para vírus E.B., VCA ("viral capside antigen").

Material: Soro. Volume mínimo: 2,0 mL.

Colheita, conservação: Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar a amostra.

Preparo do paciente: Jejum não obrigatório.

Método: Reação de Paul-Bunnell-Davidsohn, com absorção do soro com rim de cobaia e hemácias de boi. Reação de aglutinação com hemácias de cavalo (Hoff-Bauer). Reação de imunofluorescência indireta utilizando-se como substrato células infectadas pelo vírus EB e conjugados específicos anti-IgM e anti-IgG (anticorpos anti-VCA).

Valores normais: Ausência de anticorpos ou títulos de anticorpos heterófilos inferiores a 1/56 são considerados normais.

Interpretação: Teste útil no diagnóstico da mononucleose infecciosa, na qual ocorrem anticorpos heterófiloa da classe IgM, determinados pela reação de Paul-Bunnetl; se esta reação tiver titulo maior ou igual a 1/56 4, efetuada a reação de Davidsohn, através da absorção do soro com hem6cias de boi e rim de cobaia, Uma reação de Paul-Bunnell-Davidsohn negativa não exclui o diagnóstico, devendo ser realizado novo teste após 15 dias em adultos. A reação de Hoff-Bauer permite demonstrar anticorpos em níveis séricos mais baixos. As Aglutininas heterófilas da mononucleose aparecem no soro de pacientes do 6 º. ao 10 º. dia de doença, permanecendo por 4 a 8 semanas. A pesquisa de anticorpos anti-VCA é importante pois em crianças é freqüente a ausência de anticorpos heterófilos na vigência de quadro clínico, mas com reações positivas para VCA tanto para anti- : corpos de classe IgG e IgM como só IgM, que caracterizam infecção recente. Presença apenas de anticorpos ; IgG traduz infecção antiga.

Exames relacionados: Série branca, sorologia para citomegatovfrus e toxoplasmose.