• MACHADO GUERREIRO

Sinonímia: Sorologia para doença de Chagas, pesquisa de anticorpos anti-Tripanossoma cruzi, sorologia para tripanossorníase.

Material: Soro. Volume mínimo: 3,0 mL.

Colheita, conservação: Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar a amostra. Preparo do paciente: Jejum de 8 horas.

Método: São reativadas de rotina: reação de fixação do complemento (Machado Guerreiro), imunofluorescência indireta com conjugado anti-IgG (IgM é pesquisado apenas nos casos de Chagas agudo), reação de Hemaglutinação com antígenos de Tripanossoma cruzi.

Interferentes: Hemólise e lipemia excessivas.

Valores normais: Fixação do complemento: negativa. Imunofluorescência: títulos menores que 1/30, Hemaglutinação: títulos menores que 1/40.

Interpretação: Teste útil no diagnóstico da infecção pelo Tripanossoma cruzi, que pode corresponder a doença de Chagas ou a quadros de infecção latente, sem qualquer expressão clínica. Reações falso positivas ocorrem com freqüência em pacientes com leishmaniose.

Exames relacionados: Xenodiagnóstico, pesquisa de Tripanossorna.