Ciência e Saúde

23/Set/2021 14:27h
Nos EUA, homem com doença rara recebe rim transplantado do próprio marido
23/Set/2021 09:01h
Oficinas de teatro e dança com idosos vão virar espetáculos
22/Set/2021 09:00h
Gente do campo: Johanna Döbereiner descobriu que plantas podem gerar seu próprio adubo interagindo ...
21/Set/2021 09:00h
Atendimento deve englobar pacientes com demência e seus cuidadores
19/Set/2021 19:35h
Por que as drogas psicodélicas estão mais perto do mercado convencional
Ver todas

Exames

  • FATOR ANTINÚCLEO

    Descrição:
    Sinonímia: FAN, anticorpos anti-nucleares.

    Material: Soro. Volume mínimo: 2,0 mL.

    Colheita, conservação: Se o exame não for realizado no mesmo dia, congelar a amostre.

    Preparo do paciente: Jejum não necessário.

    Método: imunofluorescência indireta, utilizando como substrato cortes de fígado de rato e células de carcinoma de laringe (células HEp2).

    Interferentes: Existem várias drogas que podem induzir a formação de anticorpos anti-nucleares e síndrome. semelhante ao Lupus eritematoso, como procainamida, hidralazina, anticonvulsivantes, alfa metil dopa, penicilina, butazolidina, ácido para-aminosalicflico e PTU.

    Valores normais: Títulos acima de 1/20, independente do padrão encontrado, são considerados positivos. Pessoas idosas apresentam grande incidência de anticorpos anti-nucleares, em títulos baixos, sem significado clínica

    Interpretação: O teste de imunofluorescência negativo para a pesquisa de anticorpos anti-nucleares é forte evidência contra o diagnóstico de LES, pois em pacientes com esta doença e não tratados a reação de imuno- fluorescência é positiva em 95% dos casos. Os anticorpos anti-nucleares também são encontrados, embora em menor porcentagem, em outras doenças auto-imunes: artrite reumatóide, esclerodermia, Lupus discóide, síndrome de Sjogren, hepatite auto-imune. Os padrões de imunofluorescência encontrados na pesquisa de anticorpos anti-nucleares s5o: periférico {anticorpos anti-DNA nativo); homogêneo (anticorpos anti-histona ou complexo desoxirribonucleoprotefna-histona); filamentoso (antígenos extraíveis do núcleo - ENA); nucleolar (anti-RNA). Não existe relação entre os títulos de FAN e a atividade da doença, a não ser em casos específicos de padrão periférico e anticorpo anti-DNA.

    Exames relacionados: Células LE, anti-DNA, anti-Sm, anti-RNP, complemento, imunocomplexos circulantes, anti-Ro/SSA, anti-La/SSB.