Ciência e Saúde

03/Jul/2022 10:00h
Por que somos mais sujeitos a tonturas ao envelhecer
30/Jun/2022 09:01h
Por que a desigualdade é um fator de risco para o Alzheimer
28/Jun/2022 09:00h
A vida depois de uma doença grave
26/Jun/2022 09:01h
O mito do abismo entre as gerações
24/Jun/2022 04:00h
Harvard responderá processo sobre fotos de escravos feitas para pesquisa racista em 1850
Ver todas

Exames

  • CULTURA DE LINFÓCITOS

    Descrição:
    Sinonímia: Cultura de linfócitos com PHA, estimulação linfoblástica de linfócitos, avaliação da imunidade celular "in vitro".

    Material: Sangue. Volume mínimo: 15 mL.

    Colheita, conservação: Colher o sangue em tubo heparinizado, em condições estéreis e enviar imediatamente, para o início do exame, que deve ser realizado no mesmo dia. Anotar os medicamentos em uso.

    Preparo do paciente: Jejum não necessário.

    Método: Culturas de linfócitos em meios contendo plasma antólogo e plasma homólogo, estimulados pela fitohemaglutinina. O índice de transformação linfoblástica é avaliado pela quantidade de timidina triciada que é incorporada à cultura.

    Interferentes: Medicação imunossupressora.

    Valores normais: São utilizados, como norma, os valores dos controles utilizados em cada reação. Resultados expressos em cpm.

    Interpretação: A cultura de linfócitos é um dos melhores métodos in vitro para avaliação funcional da imunidade celular, sendo útil, portanto. no diagnóstico e acompanhamento das imunodeficiências celulares congênitas ou adquiridas. O resultado de uma determinação isolada, sem quadro clínico compatível, deve ser obrigatoriamente confirmado em uma segunda amostra.

    Exames relacionados: Testes cutâneos de imunidade, subpopulação de linfócitos.