• ALFA-1 GLICOPROTEÍNA ÁCIDA (Dosagem no soro)

Sinonímia: Soromucoide.

Material: Soro. Volume mínimo: 0,5 mL.

Colheita, conservação: Colher sangue sem anticoagulante; congelar a amostra se o exame não for realizado no mesmo dia.

Preparo do paciente: Jejum de 4 horas.

Método: Imunoquímico (imunodifusão radial).

Interferentes: Anovulatórios estrogênicos diminuem o nível (in vivo).

Valores normais: 55 - 140 mg/dL. Níveis iguais aos de adultos são atingidos por volta de 10 meses de idade.

Interpretação: Exame útil no diagnóstico e seguimento de processos inflamatórios. É um dos melhores indicadores de atividade inflamatória. Aumenta na artrite reumatóide, no LED, na ileite de Crohn, em neoplasias, sobretudo metastáticas, queimaduras, trauma, infarto do miocárdio, estados associados com proliferação celular exagerada e após exercício físico violento. Diminui na desnutrição, em hepatopatias severas, enteropatias com perda protéica e na gravidez. Sua determinação em derrames cavitários pode ser útil: os níveis são baixos em transudatos, intermediários em exudatos inflamatórios e elevados em exudatos por neoplasias.

Exames relacionados: Alfa-l-antitripsina, proteína C-reativa, haptogtobina, mucoproteínas.