28/Jun/2022 09:00h
A vida depois de uma doença grave
26/Jun/2022 09:01h
O mito do abismo entre as gerações
24/Jun/2022 04:00h
Harvard responderá processo sobre fotos de escravos feitas para pesquisa racista em 1850
23/Jun/2022 17:00h
Kemune: a cidade de 3,4 mil anos que reapareceu no Iraque devido à seca
23/Jun/2022 09:01h
Vem aí a nutrição de precisão

• MIELOGRAMA

Sinonímia: Punção de medula óssea.

Material: Material de medula óssea: os esfregaços. Sangue com EDTA: volume mínimo: 3 mL para hemograma e contagem de plaquetas.

Colheita, conservação: O material é colhido no laboratório, por médicos. Se o material for colhido em ou local devem ser enviados esfregaços fixados em metanol por 5 minutos.

Preparo do paciente: Jejum de 4 horas.

Método: Estudo citológico em esfregaços corados pelo corante de Leishman, e, quando indicados, testes toquímicos para ferro, piroxidase, PAS e esterase.

Interferentes: Transfusão recente de grande volume de sangue.

Valores normais: -

Interpretação: Exame útil na investigação diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas ta como: leucemias, anemias, plaquetopenias, tumores e síndromes mielodisplásicas. Nas doenças de depósito é particularmente útil naquelas em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característica como nas mucopolissacaridoses, Gaucher, Niemann Pick, etc. Em doenças parasitárias como a leishmanio ou toxoplasmose é possível se encontrar o agente infeccioso.

Exames relacionados: -