• MIELOGRAMA

Sinonímia: Punção de medula óssea.

Material: Material de medula óssea: os esfregaços. Sangue com EDTA: volume mínimo: 3 mL para hemograma e contagem de plaquetas.

Colheita, conservação: O material é colhido no laboratório, por médicos. Se o material for colhido em ou local devem ser enviados esfregaços fixados em metanol por 5 minutos.

Preparo do paciente: Jejum de 4 horas.

Método: Estudo citológico em esfregaços corados pelo corante de Leishman, e, quando indicados, testes toquímicos para ferro, piroxidase, PAS e esterase.

Interferentes: Transfusão recente de grande volume de sangue.

Valores normais: -

Interpretação: Exame útil na investigação diagnóstico e acompanhamento de doenças hematológicas ta como: leucemias, anemias, plaquetopenias, tumores e síndromes mielodisplásicas. Nas doenças de depósito é particularmente útil naquelas em que se verifica a presença de determinados tipos celulares característica como nas mucopolissacaridoses, Gaucher, Niemann Pick, etc. Em doenças parasitárias como a leishmanio ou toxoplasmose é possível se encontrar o agente infeccioso.

Exames relacionados: -