• CITOLÓGICO NASAL

Sinonímia: Citograma nasal, pesquisa de eosinófilos em secreção nasal, contagem diferencial, contagem de eosinófilos.

Material: Esfregaços de mucosa nasal.

Colheita, conservação: O material para confecção dos esfregaços deve ser obtido da mucosa do sento nasal! ou do corneto médio, na altura do osso nasal.

Preparo do paciente: Não utilizar medicação tópica nas 24 horas que antecedem a colheita.

Método: Estudo citológico após coloração.

Interferentes: Medicação tópica.

Valores normais: Células caliciformes: até 20%. Restante: células cilíndricas e cilíndrico-ciliadas. As células inflamatórias são escassas, representadas por raros linfócitos, raros neutrófilos e raros mastócitos.

Interpretação: Em processo de obstrução nasal crônica de qualquer etiologia o número de células caliciformes é superior a 20%. Nos processos com aumento da cavidade nasal (rinite atrófica) o número de células caliciformes diminui, e ocorre metaplasia do epit6fio com aparecimento de células epiteliais planas. Nos processos alérgicos ocorre aumento de eosinófilos e/ou mastócitos. Em processos bacterianos Ou Virais encontramos neutrófilos em grande quantidade.

Exames relacionados: IgE sérica, Phadiatop, RAST.