• CITOLÓGICO DE LÍQUIDO SINOVIAL

Sinonímia: Contagem global e diferencial no líquido sinovial, pesquisa de cristais no líquido sinovial, estudo celular.

Material: Liquido sinovial. Volume que for possível obter. O ideal será a colheita de pelo menos 5 mL.

Colheita, conservação: O material deve ser processado logo após a colheita. Colher um tubo com EDTA e um tubo sem anticoagulante, se possível (5 ml). A colheita deve ser realizada por médico.

Preparo do paciente: Não deve ter sido tratado com injeção intra-articular de fármacos no mês que antecede o exame.

Método: Estudo físico e citológico após coloração. Inclui teste de mucina e pesquisa de cristais.

Interferentes: Anestésico ou medicamentos injetados no espaço sinovial, acidente de punção.

Valores normais: Em articulações normais não se consegue obter (líquido sinovial.

Interpretação: O exame é útil no esclarecimento diagnóstico dos processos patológicos envolvendo as articulações: artroses, processos inflamatórios e infecciosos, sendo particularmente útil no diagnóstico de gota e condrocalcinose.

Exames relacionados: Prova de atividade reumática, ácido úrico sérico, células LE, látex.