03/Jul/2022 10:00h
Por que somos mais sujeitos a tonturas ao envelhecer
30/Jun/2022 09:01h
Por que a desigualdade é um fator de risco para o Alzheimer
28/Jun/2022 09:00h
A vida depois de uma doença grave
26/Jun/2022 09:01h
O mito do abismo entre as gerações
24/Jun/2022 04:00h
Harvard responderá processo sobre fotos de escravos feitas para pesquisa racista em 1850

• CITOLÓGICO DE LÍQUIDO SINOVIAL

Sinonímia: Contagem global e diferencial no líquido sinovial, pesquisa de cristais no líquido sinovial, estudo celular.

Material: Liquido sinovial. Volume que for possível obter. O ideal será a colheita de pelo menos 5 mL.

Colheita, conservação: O material deve ser processado logo após a colheita. Colher um tubo com EDTA e um tubo sem anticoagulante, se possível (5 ml). A colheita deve ser realizada por médico.

Preparo do paciente: Não deve ter sido tratado com injeção intra-articular de fármacos no mês que antecede o exame.

Método: Estudo físico e citológico após coloração. Inclui teste de mucina e pesquisa de cristais.

Interferentes: Anestésico ou medicamentos injetados no espaço sinovial, acidente de punção.

Valores normais: Em articulações normais não se consegue obter (líquido sinovial.

Interpretação: O exame é útil no esclarecimento diagnóstico dos processos patológicos envolvendo as articulações: artroses, processos inflamatórios e infecciosos, sendo particularmente útil no diagnóstico de gota e condrocalcinose.

Exames relacionados: Prova de atividade reumática, ácido úrico sérico, células LE, látex.