• CITOLÓGICO DE LESÃO

Sinonímia: Pesquisa de células de inclusão viral, pesquisa de células do herpes, pesquisa de células gigantes„ esfregaços de Tzanck, pesquisa de corpúsculos de Donovan.

Material: Material de lesão (geralmente vesiculosa). Volume mínimo: o quanto for possível obter.

Colheita, conservação: Colher preferencialmente logo após o aparecimento das lesões. Após limpeza do local, havendo vesículas, rompê-las e colher material de sua base por curetagem; se for lesão ulcerada, após limpeza colher o material por curetagem da borda e base da lesão. Quando houver pesquisa de corpúsculos de." Donovan (granuloma inguinale) deverá ser feita a colheita de um granuloma e com este realizado o esfregaço

Preparo do paciente: Não utilizar medicação tópica por 24 horas.

Método: Estudo citológico após coloração.

Interferentes: Medicamentos tópicos e infecção secundária dificultam o achado de células de inclusão.

Valores normais: -

Interpretação: O exame permite identificar as células epiteliais gigantes observadas nas infecções herpéticas (H.simplex e H.zos ter), sendo um método bastante simples e sensível. Permite identificar células acantolfticas observadas no pênfigo. No granuloma inguinale permite a identificação dos macrófagos com corpúsculos de Donovan.

Exames relacionados: Isolamento de vírus.