• CITOLÓGICO DE ESCARRO

Sinonímia: Papanicolaou de escarro, pesquisa de células neoplásicas.

Material: Escarro recém-obtido por expectoração profunda, matinal, por 3 dias em colheitas separadas. Escarro obtido após o broncoscopia pode aumentar a positividade diagnóstica.

Colheita, conservação: O material é enviado ao setor técnico imediatamente após cada colheita para início das preparações.

Preparo do paciente: Higiene oral antes da colheita.

Método: Estudo citológico após coloração.

Interferentes: O material deve ser colhido sem conservante de espécie alguma.

Valores normais: Ausência de células neoplásicas.

Interpretação: Teste útil no diagnóstico de processos neoplásico broncopulmonares primários e secundários podendo ser também auxiliar no diagnóstico de patologias alérgicas, infecciosas ou parasitárias. Há relatos de que 3 colheitas podem aumentar a positividade do exame de 45%, em uma amostra, para 86% com três amostras, no carcinoma brônquico.

Exames relacionados: citológico de lavado brônquico, citológico de escovado brônquico.